Centro de Olhos Santa Luzia

Oficialmente o verão de 2021 começa no próximo dia 21, o aumento da exposição da pele ao sol será quase inevitável. Vários são os convites irresistíveis para ir à praia, piscina e outras atividades que são propícias quando os dias estão ensolarados.  

Contudo, para curtir a estação mais divertida do ano sem prejudicar a saúde, alguns cuidados são essenciais para manter a pele saudável e evitar tormentos que podem surgir após a exposição solar. 

As manchas estão entre as maiores preocupações de quem deseja uma pele uniforme, e são muito propensas a aparecer nessa época como, por exemplo, o melasma. 

O que é melasma?

O melasma é um distúrbio pigmentar da pele caracterizado por manchas escuras, de tons amarronzados e atinge com mais frequência as mulheres. A princípio, é mais comum de ocorrer na região da face, e em áreas como braços, pescoço e colo.

A causa do melasma muitas vezes deve-se a uma soma de fatores, entre eles hormonais como gestação e uso de anticoncepcionais, predisposição genética, exposição à luz ultravioleta e até a luz visível. Esse tipo de mancha tem formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricos.

Não há cura para esse tipo de mancha, mas há tratamento com medicamentos em forma de cremes que ajudam no clareamento das manchas. Em alguns casos, a realização de procedimentos estéticos também pode trazer excelentes resultados. Mas, atenção: o verão talvez não seja o melhor momento para isso. Portanto, procure um especialista para saber qual o melhor tratamento para o seu caso.  

Sobretudo, seja qual for a terapêutica indicada para tratar o melasma, o uso diário de protetor solar será parte fundamental para o sucesso do tratamento.

O poder do protetor solar

Independente do seu tipo de pele, a melhor forma de evitar manchas é usar protetor solar todos os dias, sem exceção, não importa a estação do ano. 

No verão, deve-se intensificar o uso do protetor solar. É importante utilizar produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior e aplicá-los 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Sobretudo, para garantir a proteção correta, o protetor precisa estar presente na pele de maneira uniforme e em todas as partes do corpo. É importante não esquecer das mãos, orelhas, nuca e pés. 

O protetor solar precisa ser reaplicado a cada duas horas e esse tempo deve ser diminuído caso haja transpiração excessiva ou se entre na água. Há maior incidência de raios UV na Terra nos horários das 10h às 16h, pois isso, deve-se evitar exposição ao sol nesse período do dia.

Existe também a possibilidade de fazer uso de fotoprotetores de forma oral que atuam protegendo desde o DNA celular até a derme. Já os protetores convencionais atuam localmente na pele. Ou seja, para melhor proteção contra os efeitos do sol, aliar os dois tipos é a melhor opção. 

Óculos e chapéus evitam manchas na pele

Apostar em barreiras físicas para prevenir o aparecimento de manchas na pele, é uma escolha inteligente. Atualmente, a tecnologia de proteção UV é empregada nos mais variados tipos de produtos.

É fácil encontrar roupas, chapéus e óculos escuros com esse tipo de proteção e utilizá-los garante uma defesa extra para a pele. Por isso, eles devem ser usados durante todo o ano e não só nas estações mais quentes, pois, a incidência da radiação UV é muito grande fazendo com que a pele precise de cuidados sempre.

Leia também

Nem sempre o grande culpado pelas marcas na pele é o sol, fique atento!

Apesar de ser o grande responsável pela maioria das manchas, há outros fatores além da exposição solar que interferem na saúde da derme. 

Quando a  pele apresenta alguma irritação, ela aumenta a produção de melanina e causa o escurecimento de algumas partes devido a produção em excesso de pigmento. Porém, outras condições como acne, depilação ou até mesmo uma esfoliação mais agressiva também podem causas manchas de pele.

Os hormônios também podem contribuir para o surgimento de manchas na pele, por exemplo, em períodos de gravidez, ou durante uso de repositores ou em intervalos do uso do anticoncepcional. Nesses casos a pele está mais suscetível ao aparecimento de melasmas.

A Clínica Le Visage dispõe de espaço vip especializado para realização de procedimentos estéticos, voltados ao rejuvenescimento da pele. Entre em contato conosco e saiba mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *